APRESENTAÇÃO

“A TERRA DE QUE A GENTE GOSTA” é expressão que nos agrada. É sentida e é profunda, e é adotada como a ideia força de “TomarOpinião”.

Pretendemos oferecer críticas construtivas e diversificadas sobre os valores, as coisas e as atualidades da nossa terra, e não só. Pretendemos criar um elemento despertador de consciências e de iniciativas de cidadania, e constituir uma referência na abordagem descomprometida desses valores, dessas coisas e dessas atualidades.

Queremos, portanto, estimular o debate, de temas e de ideias, porque acreditamos que dele podem resultar dinâmicas de cidadania, que alicercem mudanças que por certo todos aspiramos.

“TomarOpinião” será um blogue de artigos de opinião e um espaço de expressão livre e responsável, diversificada e ampla.

tomaropiniao@gmail.com


domingo, 13 de março de 2016

TABULEIROS: PATRIMÓNIO MUNDIAL?

Carlos Trincão

O suplemento Fugas do diário Público de hoje, sábado, dia 11, inclui uma reportagem sobre Valência e as suas “fiestas”anuais: as Fallas de Valência, referindo que as mesmas são festa de Interesse Turístico Internacional e candidatas a Património da Humanidade da UNESCO.
Conheço relativamente bem as Fallas de Valência e considero-as, de facto, merecedoras da distinção universal tal o empenho popular, a organização por bairros, a eleição da “Fallera-Mayor” e o relevo que lhe é dado na cidade desde o momento da sua eleição até ao fim de festa, todo o trabalho em torno dos espantosos monumentos em “papel-carton” que ardem na noite de 18 para 19 de março e que desaguou numa próspera indústria com criativos a trabalharem nas propostas de um ano para o seguinte, as cinco intermináveis procissões simultâneas da “Ofrenda” à Virgem, a multidão de visitantes que entopem os acessos e esgotam os comboios, a estrondosa abertura que parece não acabar e faz tremer o chão com os foguetes e demais panóplia pirotécnica diurna, ao meio-dia em ponto, as “carpas” e as permanentes refeições comunitárias de bairro. E tudo o mais que uma festa tem e não é possível descrever.
A consideração das festas populares como Património Mundial Imaterial da UNESCO só foi possível depois de um processo levado a cabo por várias cidades da bacia euro-mediterrânica, entre as quais Tomar a convite da Representação da UNESCO em Portugal, denominado “Les Fêtes du Soleil”, com supervisão da própria UNESCO, do qual resultou, entre outros produtos, a denominada “Carta das Festas”, na prática a solicitação fundamentada à UNESCO do alargamento do conceito de Património Mundial Imaterial às festas populares.
Este processo decorreu entre 1986, lançado na Presidência de Pedro Marques, e desenvolvido e concluído em 2001, na Presidência de António Paiva.
Depois disso, não houve Presidente da Câmara que não afirmasse que se estava já a trabalhar no sentido da candidatura da Festa dos Tabuleiros a Património Mundial Imaterial, pois que Tomar estivera naquele processo precisamente por causa da sua Festa Grande.
Há relativamente pouco tempo, a Presidente Anabela Freitas voltou a tocar no assunto dizendo qualquer coisa como isto: vamos tratar do processo da Candidatura a Património Mundial, mas antes teremos que conseguir a sua consideração como de importância nacional.
Não estou certamente a ser fiel às suas declarações, pois escrevo de memória. Mas o espírito da declaração é este.
Entretanto o tempo passa. E tenho para mim que cada dia que passa é mais um obstáculo à concretização do que dizem que se pretendem. Sim, porque nesta altura já não tenho certeza sequer se há essa vontade assumida!

Enfim!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.