APRESENTAÇÃO

“A TERRA DE QUE A GENTE GOSTA” é expressão que nos agrada. É sentida e é profunda, e é adotada como a ideia força de “TomarOpinião”.

Pretendemos oferecer críticas construtivas e diversificadas sobre os valores, as coisas e as atualidades da nossa terra, e não só. Pretendemos criar um elemento despertador de consciências e de iniciativas de cidadania, e constituir uma referência na abordagem descomprometida desses valores, dessas coisas e dessas atualidades.

Queremos, portanto, estimular o debate, de temas e de ideias, porque acreditamos que dele podem resultar dinâmicas de cidadania, que alicercem mudanças que por certo todos aspiramos.

“TomarOpinião” será um blogue de artigos de opinião e um espaço de expressão livre e responsável, diversificada e ampla.

tomaropiniao@gmail.com


terça-feira, 29 de março de 2016

PALAVRA DE HONRA

 António Pedro Costa 

 Quem já não ouviu a expressão “palavra de honra”? Por certo todos nós já ouvimos, já o dissemos. E agora pergunto a quem lê estas palavras, há quanto tempo não ouve tal expressão? Curioso pormenor, curiosa expressão que caiu em desuso, que por um lado causa estranheza, por outro, seguiu talvez um caminho natural na sociedade em que vivemos.
  Se olharmos para o aspecto sociológico da questão, o descostume da expressão “ palavra de honra” demonstra muitos fenómenos a vários níveis, mas principalmente ao nível sociológico. Vivendo tempos conturbados, onde temos um país com uma economia precária, situações financeiras das famílias e das empresas difíceis, é natural que provoque uma crise em vários níveis, e o nível dos valores é por demais afectado.
  Temos vários exemplos na sociedade portuguesa, onde a crise de valores é latente. Basta ligar o televisor das nossas casas, e ver alguns programas que vão para o ar e temos a prova como a nossa sociedade vive, e ao que parece gosta de viver. Tudo aquilo que assistimos através dos ecrãns televisivos é por demais evidente. Não é preciso referir o nome do programa, mas naquilo que consiste certo saberão do que falo. Um programa onde tem como objectivos testar pessoas numa casa, com jogos de intrigas de mentiras tudo por um objectivo, dar entretenimento (?). De referir que é este tipo de programa que dá audiência. Não posso criticar quem vê e gosta deste tipo de programas, mas posso observar que muita coisa corre mal na nossa sociedade quando o número de inscrições de um reality show é superior ao número de inscritos para o ensino superior. 
  No espectro político apresentam-se algumas semelhanças. A classe política está completamente fragilizada, as pessoas estão cada vez mais “desligadas” do debate político e dos políticos, e em boa verdade porque não há palavra…não há honra nas palavras, e não se cumpre! Podemos assim dizer que a classe política está um verdadeiro reality show. Os programas eleitorais mal estruturados e falsas promessas, as promessas feitas que dão a origem a promessas falhadas, e muito importante, os discursos onde se usam as palavras em tom convincente, mas sem HONRA, sem respeito por quem acredita nos discursos convincentes.
  A palavra de honra tem um simbolismo forte. Representa para quem diz, uma forma de transparência. Fazendo uma análise aos “nossos” mundos, quantas palavras sem honra já ouviram? Ou há quanto tempo não ouvimos palavras com honra? São tudo perguntas de reflexão. Toda a veracidade que usamos nas palavras, não deve ter só, apenas a palavra de honra mas todo o acto e prática em si…com Honra!
  Creio que precisamos de numa regeneração dos valores da sociedade. É também tempo de não reclamar só direitos, mas também exigir os deveres. Existe a Carta dos Direitos do Homem, e porquê não existir a Carta dos Deveres do Homem? Seria importante para que talvez a sociedade fosse mais igualitária e mais justa. Por certo, a sociedade evoluiria de uma forma sã, e embora não deixe de ser imperfeita, os maus políticos desapareciam, os maus programas televisivos desapareciam, e talvez houvesse espaço para mais dignidade e mais verdade naquilo que se promete, naquilo que se diz. Os actos e as palavras voltariam a ter honra!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.