APRESENTAÇÃO

“A TERRA DE QUE A GENTE GOSTA” é expressão que nos agrada. É sentida e é profunda, e é adotada como a ideia força de “TomarOpinião”.

Pretendemos oferecer críticas construtivas e diversificadas sobre os valores, as coisas e as atualidades da nossa terra, e não só. Pretendemos criar um elemento despertador de consciências e de iniciativas de cidadania, e constituir uma referência na abordagem descomprometida desses valores, dessas coisas e dessas atualidades.

Queremos, portanto, estimular o debate, de temas e de ideias, porque acreditamos que dele podem resultar dinâmicas de cidadania, que alicercem mudanças que por certo todos aspiramos.

“TomarOpinião” será um blogue de artigos de opinião e um espaço de expressão livre e responsável, diversificada e ampla.

tomaropiniao@gmail.com


terça-feira, 1 de março de 2016

EVANGELHOS DE TOMAR

Em 1317, o tomarense Gil Esteves jurou sobre os evangelhos que aqui, antes de haver castelo, existiu uma nobre cidade cristã. Tinha acabado o Natal e os inquiridores de D. Dinis, de pena em punho, interpelavam os anciãos de Tomar procurando saber sobre a sua antiguidade. Até ao fim desse ano obteriam mais relatos, corroborando a memória deste morador do castelo de Tomar cujo avô, Martim Tinoca, o ouvira da boca de Dom Mendo que morara, cem anos antes, junta à porta do castelo.

Ficavam assim, D. Diniz e a história, a saber que este vale tinha sido ocupado por antigos cristãos, monges beneditinos, dos quais se destacava um Abade Sélio, tio de Santa Iria. Estas declarações aludiam também a uma cidade chamada Nabância, da qual restavam ainda edifícios “além da água”, na margem esquerda do rio. Há quase setecentos anos registava-se assim a história possível.

Em finais do século XIX, Possidónio da Silva, insigne arqueólogo, fundador do Museu arqueológico de Lisboa e arquitecto de Sua Majestade o Rei, conhecedor dos clássicos e também do relato de Gil Esteves, anuncia ao mundo civilizado a descoberta da antiga cidade romana de Nabância, a sul de Tomar. Falava-se mesmo, nos círculos científicos internacionais, de uma “Pompeia Lusitana” !

Por volta de 1885 estas ruínas arqueológicas, situadas na zona de Marmelais de Baixo, teriam já recebido cerca de 10 000 visitantes nacionais e estrangeiros, obrigando mesmo à contratação de um guarda. Esta enchente de forasteiros ávidos de história levou Possidónio a defender, na revista Monumentos Nacionaes, a criação de um Museu de Antiguidades. Entretanto, a estrada de Marmelais de Baixo era conhecida como Estrada da Nabância e, em 1913, a revista Ilustração Portuguesa difunde fotos do local como um importante vestígio romano a visitar.

A par dos monumentos da cidade, esta ruína romana era ponto de atração turístico muito antes dos anos 30, data da abertura das ruínas de Conímbriga.

Contudo, as contingências socio económicas da Iª Grande Guerra terão provavelmente contribuído para uma degradação tal destas ruínas e do seu pequeno museu que, a partir da década de 20, o Coronel Garcês Teixeira, defensor das antiguidades tomarenses e membro da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo – UAMOC, defende que as ruínas sejam soterradas e o espólio histórico sobrevivente recolhido pela UAMOC. Contribuiu também para este processo de esquecimento institucional o facto de aquelas ruínas não pertencerem à “cidade”, idealizada por Possidónio da Silva, mas sim a uma Vila Rústica, uma exploração agrícola cuja casa senhorial era de tal modo sumptuosa que enganou o velho arqueólogo monárquico.

Deste modo, Nabãncia permaneceu no rol dos mitos até à década de 50, aquando da expansão urbana na margem esquerda do rio Nabão. Nessa época são descobertos vestígios de grandes edifícios cuja verdadeira escala será aquilatada apenas na década de 80.
Ao longo destes sete séculos de historiografia tomarense muitos artefactos viram a luz do dia e muitos relatos foram obtidos, tanto de gente insigne como insignificante. Os próprios templários, necessitados de pedra para o castelo, tiveram oportunidade de constatar a presença dos “antigos”.

É já tempo de testemunhar e celebrar todos aqueles que aqui viveram. Tomar merece um repositório da sua memória, onde todos partilhem do conhecimento da história, à semelhança de outras cidades com a mesma escala cultural.


Rui Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.