APRESENTAÇÃO

“A TERRA DE QUE A GENTE GOSTA” é expressão que nos agrada. É sentida e é profunda, e é adotada como a ideia força de “TomarOpinião”.

Pretendemos oferecer críticas construtivas e diversificadas sobre os valores, as coisas e as atualidades da nossa terra, e não só. Pretendemos criar um elemento despertador de consciências e de iniciativas de cidadania, e constituir uma referência na abordagem descomprometida desses valores, dessas coisas e dessas atualidades.

Queremos, portanto, estimular o debate, de temas e de ideias, porque acreditamos que dele podem resultar dinâmicas de cidadania, que alicercem mudanças que por certo todos aspiramos.

“TomarOpinião” será um blogue de artigos de opinião e um espaço de expressão livre e responsável, diversificada e ampla.

tomaropiniao@gmail.com


terça-feira, 19 de abril de 2016

ESPARTILHAR NA ÁGUA

Mário Cobra

 Vamos lá então a uma lambuzadela sobre o tema da nossa caríssima água. Caríssima porque cara. Para os deístas, Deus, supremo criador, certamente formou os rios. Talvez porque deísta, um dos nossos recentes autarcas tomarenses, perante a passagem à situação de pensionista do último guarda-rios, terá decidido “Se Deus criou os rios, pois Deus que os limpe”. Assim foi extinto o cargo. O rio Nabão ainda não foi extinto. 
  Recuando a aguados primórdios, na opinião dos crentes o banho original terá sido tomado pelo Adão e Eva, decerto nus, ainda não existiam vestes nem comissões de censura. Andando que temos de ir fazer o almoço, a água já está aquecer no fogão, ao longo dos séculos e séculos ámen Jesus a água dos rios e dos poços foi regando sementeiras, lavando bochechas. Construíram-se represas, azenhas. Por volta de 1160, mais coisa, menos coisa, por cá D. Gualdim Pais subiu o morro, olhou o rio e disse “Vamos aqui tomar um banho”. Podia ter sido a origem do nome da cidade. Pelo visto, não foi. Vai daí os Templários mandaram construir um castelo e certamente o pessoal dedicou-se à pesca. Então o peixe sabia a peixe. Além das cavalgadas templárias, acreditamos que então existissem as caldeiradas templárias. Adiante que a água já está a ferver no tacho do almoço. Mais açudes, mais artefactos, mais banhos no rio, anos 50 do século passado a barragem do Castelo do Bode valorizou a retenção da nossa água, neste caso do rio Zêzere, fluindo a produção de electricidade. No final dessa década, sabe-se lá por que carga de água, foi necessária uma manifestação para impedir que o precioso líquido da nascente do Agroal fosse desviado para a abastecer Fátima. Admita-se que roubar um rio seria então tão insólito como agora prever a falência do BES por falta de liquidez. Entretanto, os poços da Mendacha foram e são manancial no florescer do abastecimento de água ao domicílio. 
 Vai daí ao caso, agora a água está caríssima, assim como a energia eléctrica. Os Serviços Municipalizados de Tomar obtiveram lucros superiores a 500 mil euros em 2015, pagando os munícipes das águas mais caras do país, assim como a EDP previa lucros de 900 milhões. Assim sendo, a água é uma boa mina, é só os serviços abrirem a torneira dos preços.
  Entrementes, a água borbulha no tacho, vamos cozer as batatas e uma posta do cherne da questão. Também há o vinho. Não se esqueçam de lavar sempre as mãos antes das refeições e depois de tossicarem por causa das gripes.
              

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.